Nossa Campanha continua , contamos com sua ajuda.

Para assinar, clique AQUI!

sábado, 23 de junho de 2012

Como ajudar um Paciente com Câncer


QUANDO UM FAMILIAR SEU SOFRE DE CÂNCER


Os familiares dos doentes diagnosticados com câncer também necessitam de ajuda emocional. Estudos revelam que esta doença afeta não só a vida dos doentes, que sofre alterações em todos os domínios, físico, psicológico e social, mas também a dos seus familiares mais próximos. Esta mudança tem, naturalmente, implicações psicológicas consideráveis.

A dimensão e o significado dessa mudança dependerão:

    Da pessoa diagnosticada com câncer, por exemplo, irmão/irmã, marido ou mulher, filho/a ou um dos progenitores;
    Do tipo de câncer e dos tratamentos implicados;
    Das circunstâncias familiares: se tem pessoas a seu cargo ou não; do número de pessoas do agregado familiar;
    Do seu envolvimento profissional e da disponibilidade para ajudar o familiar em causa;
    Da forma como o doente reage à doença;
    Do modo como os familiares lidam com a natureza incerta da evolução da doença.

Um aspecto a salientar é o fato de o tratamento e a evolução da doença se processarem por etapas às quais os familiares têm de se adaptar. Em determinadas alturas, o doente encontra-se sob tratamento médico mais intenso ou está internado e noutras está em casa ou até a trabalhar. Cada uma destas etapas exige competências e níveis de disponibilidade diferentes por parte dos familiares do doente.

Em geral, os doentes com câncer apresentam períodos de tranquilidade intercalados com períodos de crise, em que podem manifestar reações de ansiedade e depressão. Estas crises acontecem geralmente de forma repentina e inesperada, pelo que os seus familiares devem estar cientes da sua possível ocorrência de forma a estarem preparados para lidar com a situação.

NATUREZA INCERTA DA EVOLUÇÃO DA DOENÇA

A incerteza da evolução da doença é um dos aspectos que mais perturba os familiares:

    Será que a doença pode ser curada?
    O doente vai sofrer muito?
    Como podemos ajudá-la/o?

De fato, é muito frequente os familiares colocarem estas questões para as quais não existe uma resposta simples. O câncer é uma doença cuja evolução varia consideravelmente dependendo, por exemplo, do tipo de tumor e das características do próprio doente.

Sugestões

    Para evitar interpretações erróneas ou distorcidas quanto à forma como a doença evolui, recomenda-se o acompanhamento do doente nas consultas médicas, para que se mantenha informado e tenha uma visão realista da doença, aspectos fundamentais para poder ajudar o seu familiar.

    Evite criar ideias preconcebidas e distorcidas sobre o processo da doença. A sua reação emocional baseia-se nas suas percepções, naquilo em que acredita. Se a sua atitude for muito negativa e pessimista, não correspondendo à realidade, terá mais dificuldade em ajudar o seu familiar. Sempre que tiver dúvidas deve consultar a equipe médica!
O SEU PAPEL COMO FAMILIAR

O seu papel na ajuda emocional ao seu familiar próximo é fundamental para que este se sinta apoiado e reconfortado. O seu apoio constitui uma espécie de tónico para motivar o doente a continuar os tratamentos.
O tipo e relevância do apoio que pode dar ao seu familiar são únicos e diferentes dos proporcionados pelos amigos ou profissionais de saúde.

O papel do familiar é fundamental para dar conforto e inspirar confiança ao doente. Por exemplo, em estudos sobre a adaptação psicológica de mulheres com câncer da mama, verificou-se melhor adaptação das doentes quando os familiares mais próximos exibiam ou permitiam maior expressividade emocional e ocorriam menos conflitos interpessoais no seio familiar.

O que fazer para não criar um nível de stress muito elevado que só prejudica o doente?

Sugestões

        Em primeiro lugar, é importante informar-se sobre o tipo de câncer do seu familiar, os tratamentos a que será submetido e a evolução provável. Quanto mais informações tiver sobre a doença menor é a probabilidade de interpretações erradas, pelo que se recomenda que fale sempre com a equipe médica e acompanhe o seu familiar nas consultas, caso ambos concordem. Alguns doentes referem que gostariam muito que os seus cônjuges os acompanhassem às consultas e lamentam quando tal não acontece.

        A sua participação ativa e a obtenção de informações sobre a doença permitirão perceber que o câncer não conduz necessariamente à morte. Há pessoas que, erradamente, pensam que o câncer é uma doença contagiosa receando “apanhá-la” por via do contato com os doentes. Esta ideia errada é altamente prejudicial, sobretudo no relacionamento com o doente.

        Ter um doente com câncer na família pode também implicar alguns ajustes a nível financeiro. Do mesmo modo, as rotinas do dia-a-dia, tais como fazer as compras, cozinhar, acompanhar os filhos, são tarefas que podem ficar comprometidas se não houver ajuda da sua parte. Pode implicar também na reorganização das tarefas diárias.

O SEU CÔNJUGE SOFRE DE CANCER

Se o seu cônjuge sofrer de câncer é natural que possa sentir-se tão mal quanto ele. Estudos mostram que ambos os membros do casal sofrem emocionalmente quando um deles tem câncer. Algumas pessoas chegam a duvidar se terão capacidade para ajudar o cônjuge durante a sua doença.
Após o diagnóstico de câncer, o cônjuge deve assumir um novo papel: o de cuidador, isto é, a pessoa que nos períodos em que o doente apresenta maiores dificuldades e limitação da sua autonomia tentará superar esses obstáculos e prestar apoio emocional.

Prestar apoio emocional significa:

        Mostrar tolerância perante a menor disponibilidade do cônjuge
        Mostrar empatia com as suas dificuldades e sofrimento, ser empático significa colocar-se no lugar do doente e tentar avaliar as dificuldades do seu ponto de vista (em regra, uma atitude empática é o melhor remédio para o sofrimento e um “medicamento” sem efeitos secundários nem custos financeiros!).
        Comunicar eficazmente com o cônjuge, tentar perceber as suas dificuldades, clarificar o que não entender para que não haja equívocos (“É isto que queres dizer?").
        Se viver com mais pessoas para além do seu cônjuge (filhos, sogros, etc.) deve organizar e estabelecer o papel e as tarefas de cada um na ajuda ao doente. Não queira fazer tudo e, sobretudo, não pretenda ser um cuidador perfeito. É fundamental que também cuide de si próprio.
        Expor as suas dúvidas a equipe médica e, na medida do possível, acompanhar o processo clínico do doente.
        Ajudar o cônjuge a tomar decisões sobre as opções de tratamento, conversando com ele, ouvindo-o, procurando clarificar aspectos menos claros.
        Partilhar com o doente as informações obtidas sobre a sua doença.
        Esperar pelo momento ideal para conversar com o doente sobre os seus sentimentos e medos. Deve deixar bem claro que estará sempre disponível para ouvi-lo.

O doente precisa do seu apoio e de partilhar consigo a sua experiência em termos da doença. Em seguida,  serão apresentados os testemunhos de duas mulheres com câncer da mama, submetidas à remoção total ou parcial da mama..

       “Tenho muito medo de uma rejeição física e psicológica por parte do meu marido”

        “O meu marido deu-me muito tempo e espaço, nunca me pressionou para ver os meus peitos ou para termos relações sexuais. Mostrou-se muito aberto, o que me deu tempo para me restabelecer e criar as minhas defesas. Entretanto, conversámos e definimos a melhor forma de termos relações sexuais.”

Estes testemunhos ilustram, por um lado, os receios que os doentes podem sentir e, por outro, a importância dos familiares mais próximos no decurso da doença.

Assim, embora também se trate de uma situação difícil para o cuidador, é importante mostrar compreensão e empatia pelo que o doente está a passar, conversar sobre os seus medos e receios e prestar-lhe apoio emocional.
Os homens também manifestam os mesmos receios, como se pode observar no testemunho deste doente operado à próstata:

        “Não fico embaraçado quando falo sobre a minha impotência sexual. Curiosamente, as pessoas com quem falo, essas sim ficam atrapalhadas. Recomendo que os homens levem as suas companheiras às consultas, de modo a que possam ouvir, ver e ajudar.”

Este testemunho salienta, igualmente, a importância da participação ativa da companheira, durante o tratamento e nas consultas médicas. Mais uma vez se conclui que, se o cuidador estiver informado sobre a doença terá mais facilidade em ajudar o doente a adaptar-se a esta nova e difícil fase da sua vida. Estudos científicos revelam que, quando ajudamos outras pessoas a nossa autoestima aumenta e sentimo-nos mais realizados.


Ajudar ativamente o seu cônjuge ou outro familiar pode ser a melhor forma de se ajudar a si próprio e contribuir para o seu bem-estar!



9 comentários:

  1. Excelente matéria!
    Muito útil, por tal, agradecimentos muito do coração aprendiz,
    Eliana Crivellari-BH-MG

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria, espero que ajude muitas famílias a entender e a cuidar dos seus entes queridos que passam por um momento tão difícil.
    Francisca Bruzzi

    ResponderExcluir
  3. Efter att ha varit i relació med honom i NIO Ar, han guineu gjorde mig med, jag gjorde Allt för att fá honom tillbaka, homes allt förgäves var, jag ville ha honom tillbaka så mycket På grund av donin kärlek jag farà för honom, mal jag honom med allt gjorde jag lovar, els homes han vägrade. Problema manyopla förklarade Jag fins någon På nätet och hon föreslog att jag hellre ska Kontakta en lletrejar llançador som Kunde hjälpa mig att kasta en trollformel för att fá honom tillbaka, homes jag är donin som typen aldrig Trott På encanteri, hade jag Inget AN val Annat att det prova, jag postade encanteri llançador través pecat personliga dr.oduduwaspellcaster@gmail.com correu postadress, och Han per berättade mig var problema inga det att allt kommer att bli sostenidor folren två dagar, att manyopla ex kommer tillbaka fins två Innan mig dagar, kastade han överraskande och förtrollningen i donin dagen andra, det var runt 04:00. Min FORE Detta kallade mig, jag blev så förvånad, jag svarade På samtalet och allt han sa var att han var så ledsen för allt som Hände, att han ville att jag skulle Komma tillbaka fins honom, att han älskar mig så mycket. Jag var så n'alegro Gick och fins honom, det var så vaig veure började lleva tillsammans lyckligt igen. Dess Sedan att Loftet gjort jag farà att som alla jag vet farà en relació problema, vara skulle jag fins för hjälp Sadan persona Genom att hänvisa honom eller Henne fins donin verkliga enda och MakTiga llançador d'encanteris, DR Oduduwa som hjälpt mig med manyopla problema och vem är Annorlunda AN enllà de Falska sådana där ute och det är gratis, gör han inte betalt för pengarna, kan du bara uppskattning visa När det slutliga av resultatet förtrollningen. Vem som kan Helst behöva hjälp av Passet hjul, hans kostnadsfritt är Arbete, är hans personliga e-post (dr.oduduwaspellcaster@gmail.com} du kan Maila honom om du behöver hans Hjälp i din relació något eller som s'han trollformler för Olika ändamål liknande (1) om du vill att Ditt ex tillbaka. (2) om du alltid har mardrömmar. (3) du vill främjas På Ditt Kontor. (4) du vill ha kvinnor / MAN att springa efter excavació. (5) om du vill ha ett graner. (6) du vill vara rik. (7) du vill knyta din fer / maka att bli DIN per Evigt. (8) OM du vill ha ekonomiskt stød. (9) Vard Herbal (10) OM du kan Kunna tillfredsställa din fru Kon önskan På grund av Lag erraction. (11) OM din menstruació vägrar att Komma ut donin dagen det antar Over eller Floden. (12) om Ditt arbete vägrar att Betala Ditt På popular grund av cavar ?. (13) Llosa ett markfrågan och fá tillbaka det. (14) har din familj Denny excavació om din Ratt? (15) Lat lyder popular ord mina manyopla gör och som. (16) har du a lag spermier räknas? (17) Malament Llosa Kontakta honom med pecat e-postadress: dr.oduduwaspellcaster@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Hola amics,

    Sé que aquest missatge es va trobar en la major sorpresa. No obstant això, jo només
    Vull compartir la meva Testimoney, El meu nom és Frank. Soc de
    Netherland. Un cop vaig ser separat del meu amor fa alguns anys, jo sé com
    se sent i li fa mal separar d'algú a qui estimes. Si de veritat
    estimar-lo i ho volen de tornada a vostè, que va a fer tot el possible per
    tenir-lo de nou a la seva vida de nou, que era el meu cas, m'encanta la meva dona molt
    Així que vaig fer tot el possible per tenir-la de volta i va venir de nou a mi
    i ara estem vivint feliç com mai abans.

    aquesta és la meva història: ... estat vivint a Holanda durant anys now.I Mai
    cregut en tot llançament d'encanteris. i han estat estafats per molts diferents
    people.I perdre l'esperança en them.My ex deixar me.I era devastated.I va perdre el meu job.My
    millor amic va veure la meva difícil situació en la xarxa, i llavors ell em va presentar a DR.
    Oduduwa través dr.oduduwaspellcaster@gmail.com, em van dir que el seu treball és
    free.Never creia fins que em vaig posar en contacte amb him.He va fer un encanteri per a mi. jo
    recuperar tots els meus diners i el meu ex amant va tornar en menys de 75hrs.I era
    recordat al meu lloc de work.Was fins i tot va promoure immediately.I no podia
    creuen que hi ha un veritable bruixot per aquí que fa només lliure spells.I
    pagat en agraïment després que l'encanteri tenia worked.He no cobra per diners
    de ningú fins que l'encanteri té worked.You tot no han de ser enganyats que
    encanteris no funcionen. DR. Oduduwa treball encanteri molt ràpid i no cobra
    per dinero.Puede només pot pagar els articles que l'encanteri li worked.Try i
    veure què sóc saying.These són les poques coses que fa també

    * HE portar de tornada AMANTS LOST IN 24hrs.

    * ESTÀS SOLA I VOSTÈ ESTÀ BUSCANT el soci adequat?

    * És la seva relació complicada i necessita ajuda?

    * CONTROL REMOT SOBRE ELS AMANTS.

    * TOT TIPUS DE HECHIZO CASTING I TREBALLADOR vudú.

    * GET PASSEIG DE QUALSEVOL BRUIXERIA, la mala sort i malediccions.

    * EXPERT EN LA SANITAT DISTÀNCIA (curar qualsevol tipus de malaltia)

    * CASOS JUDICIALS fins i tot si un és condemnat [SI HI HA UNA PROBABILITAT D'APEL·LACIÓ]

    * ÉS UNA MICA DE COS Jealous amb la seva relació?

    * Està sent la força en un divorci?

    * HE PREVENIR MALA SORT I GELOSIA.

    * ES POT DEIXAR DE ALGÚ interferir amb la seva relació.

    * VOLS TENIR FILLS DEL SEU PROPI

    * VOLS PROPOSTA Matrimoni?

    * ES POT NETEJAR ELS CASAS, PROPIETATS NEGOCIS DE MALA SORT.

    * NECESSITA POTÈNCIA SEXUAL EXCESSIVA I ereccions fortes.

    Es pot arribar a necessitar-en el que alguns o compartir amb amics que tenen similars
    problemes. aquest és el contacte DR.ODUDUWA correu electrònic:
    dr.oduduwaspellcaster@gmail.com

    contactar amb ell avui i tots els seus problemes s'han acabat.

    TRY I COMPARTIR ELS SEUS TESTIMONIS PER A CADA UN DESPRÉS FUNCIONA, com a mi em
    Estic fent ara, gràcies ... i bona sort.

    ResponderExcluir
  5. El meu noms és Allyson sóc de Texas, EUA .. Estic donant aquest testimoni perquè algú per aquí pot tenir problema similar meu marit no creu que la poligàmia està malament. Ell ha estat veient a una altra noia per prop de quatre mesos. Li vaig dir que ell ha de parar, però diu que està enamorat d'ella. Han parlat sobre estar junts "per sempre" i, finalment, ella anar-se'n a viure amb nosaltres. El meu marit encara m'estima. Lamenta entrar en això en primer lloc, però no està disposat a simplement trencar amb ella. Ell diu que si ho trenquen llavors es faci la teva voluntat malentesos i no perseguiran altra relació, fins i tot amb mi. Així que vaig fer una mica de recerca a internet i també busco ajuda i em vaig trobar amb un testimoni fet per una senyora anomenada Ibolo i em vaig contactar amb el mateix llançador d'encanteris que la va ajudar (theangelsofsolution@gmail.com) i em va dir que tot el que he de fer i després que vaig fer tot el que em va assegurar que tindré la meva ajuda en 3 dies .. Sorprenentment el meu marit va arribar a casa i va estar d'acord en ruptura amb ella, i ell realment va fer tot va ser una sorpresa per a mi després de tot el que va venir a mi de genolls i demanant-me que el perdoni que mai va saber el que va passar en aquell que li va fer pensar en estimar a l'altra senyora. Tot gràcies a la Dra Ogbe jo preguem perquè Déu continuï usarte per ajudar les persones que necessiten la seva ajuda. Els amics no morir en silenci perquè algú com el Dr. Ogbe té una solució a tots els seus problemes .. Ara visc feliç amb la meva família. Poseu-vos en contacte amb ell de nou a través de (theangelsofsolution@gmail.com) ..

    ResponderExcluir
  6. Am from England, Oxford,UK ...HIV has been ongoing in my family for long..I lost both parents to HIV/AIDS. As we all know medically, there is no solution or cure for HIV and the cost for Medication is very expensive. Someone introduced me to a man (Native Medical Practitioner) in Africa called Dr Ogudugu. I showed him all my Tests and Results and I told him that i have already been diagnosed of HIV and have spent thousands of dollars on medication. I said I will like to try him cause someone introduced me to him. He asked me sorts of questions and I answered him correctly. To cut the story short, He gave me some medicinal soaps and some herbs(have forgot the name he called them) and he thought me how am going to use them all. At first I was skeptical but I just gave it a try. I was on his Medication for 2 weeks and I used all the soaps and herbs according to his prescription. That he will finish the rest himself. And I called him 3 days after, I arrived and I told him what is the next thing he said, he has been expecting my call. He told me to visit my doctor for another test. Honestly speaking, i never believe all he was saying until after the test when my doctor mention the statement that am HIV negative and the doctor started asking me how do I do it....Am telling this story in case anyone may need this man’s help. you can contact him directly on this email: greatogudugu@gmail.com

    ResponderExcluir

  7. i am giving this testimony cos l am happy My name is mrs. Lara Mark from Houston,taxes.i never believed in love spells or magic until i met this spell caster once. when i went to Africa in July this year on a business summit. i ment a man called dr. UKO.He is powerful he could help you cast a spells to bring back my love’s gone,misbehaving lover looking for some one to love you, bring back lost money and magic money spell or spell for a good job.i’m now happy & a living testimony cos the man i had wanted to marry left me 3 weeks before our wedding and my life was upside down cos our relationship has been on for 2 years… i really loved him, but his mother was against me and he had no good paying job. so when i met this spell caster, i told him what happened and explained the situation of things to him..at first i was undecided,skeptical and doubtful, but i just gave it a try. and in 6 days when i returned to taxes, my boyfriend (is now my husband ) he called me by himself and came to me apologizing that everything had been settled with his mom and family and he got a new job interview so we should get married..i didn’t believe it cos the spell caster only asked for my name and my boyfriends name and all i wanted him to do… well we are happily married now and we are expecting our little kid,and my husband also got a new job and our lives became much better. in case anyone needs the spell caster for some help, email address ukospelltemple@yahoo.com Great UKO i thank you very much thank you in 1000000 times.. if not you i would have been losted and wasted thank you. please make sure you contact him for any financial difficulties okay.. What a powerful man such as Dr UKO.. he is so much powerful..\\ email him for any difficulties.. ukospelltemple@yahoo.com or his website: ukospelltemple.wixsite.com/mysite


    ResponderExcluir
  8. I am Tanya and i will would love to use this medium to thank and to let the world know there solution home in tense of relationship problems. At first when i read some comment about Dr.Ekpiku on the internet i never believed that this was real but at the same time i decided to give him a trial. I must say that i was surprise that through the help of Dr.Ekpiku that my lover came back to me begging me to accept him back. With this i was convenience that Dr.Ekpiku powers are genie and helpful to humanity. That is the more reason i am going to drop Dr.Ekpiku contact information which are Ekpikuspelltemple@live.com Once again i am very much grateful to Dr.Ekpiku.

    ResponderExcluir

Agradecemos sua presença e apoio.
direitodeviverpmm@gmail.com