Nossa Campanha continua , contamos com sua ajuda.

Para assinar, clique AQUI!

terça-feira, 3 de julho de 2012

O Tratamento do Câncer e a Diminuição da Libido.


Sexualidade e Câncer



A sexualidade é um dos pilares para a construção da boa qualidade de vida. Durante o tratamento contra o câncer, o paciente vive situações físicas que podem interferir na sua sexualidade. Muitos desses transtornos são passageiros e outros podem ser diminuídos ou eliminados com apoio psicoterápico.

Durante a quimioterapia, é possível que os efeitos colaterais diminuam a libido. As consequências não são iguais para todos, mas eventuais alterações hormonais podem influir no comportamento sexual. Nas mulheres, por exemplo, pode ocorrer também amenorréia — ausência de menstruação - ou diminuição na lubrificação vaginal. Essas mudanças no organismo exigem cuidados especiais. Saber que profissional de saúde procurar, que tratamentos podem ser feitos são informações essenciais para quem deseja viver essa fase com tranquilidade.

Os incômodos provocados por essa fase do tratamento causam, em geral, ansiedade e até mesmo depressão. Por intermédio de orientação terapêutica esses problemas podem ser superados com relativa facilidade, afastando-se ou reduzindo a possibilidade de evoluírem para um quadro mais grave de depressão.

As modificações no organismo durante o tratamento e o estado de espírito do paciente acabam trazendo consequências para a vida do casal. O apoio médico e psicoterápico poderá ajudar os dois a superar as dificuldades e encontrar novas formas de convivência.


O Tratamento do Câncer e a Diminuição da Libido


Como lidar com a diminuição da libido durante o tratamento do câncer?

Quando se pensa em efeitos colaterais do tratamento oncológico, a perda do cabelo e as náuseas são geralmente os que mais preocupam o paciente e não a perda do interesse sexual. A diminuição da libido é um efeito colateral comum no tratamento oncológico, embora ainda não seja amplamente discutido. Muitos pacientes são surpreendidos ao descobrirem que sua libido foi alterada em função do tratamento.

No entanto, nem todos os medicamentos e tratamentos causam uma diminuição na libido. Os tratamentos dos cânceres ginecológicos, de próstata e testicular são os que mais causam problemas de libido. Se você está preocupado com uma possível diminuição da libido em função do tratamento, converse com seu médico antes de iniciar o mesmo.

Causas da diminuição da libido relacionadas ao câncer

Efeitos colaterais: Durante o tratamento oncológico, a diminuição da libido é geralmente devido às medicações prescritas. Quimioterapia, terapia hormonal e outros tipos de medicamentos podem causar uma diminuição da libido. Os efeitos colaterais como náuseas, vômitos e fadiga também podem inibir o desejo sexual.

Tratamento dos efeitos colaterais: Para as mulheres, a radioterapia na região pélvica pode causar secura vaginal, diminuição da produção de lubrificação vaginal, assim como o encurtamento e estreitamento da vagina, o que pode levar ao sexo doloroso. Embora o desejo sexual não seja afetado, o ato sexual pode se tornar extremamente desconfortável, levando a perda do interesse.

Imagem corporal: A imagem corporal representa um papel importante na forma como encarar o sexo. Os efeitos colaterais do tratamento oncológico, como perda de cabelo e perda ou ganho de peso, podem afetar a imagem corporal, levando a uma baixa auto-estima. O fato da pessoa não se sentir confortável com sua aparência física, a torna apreensiva e desconfortável em relação à intimidade sexual. Isto é completamente normal e tanto os homens, como as mulheres podem desenvolver problemas de auto-estima que afetam diretamente a libido.

O que fazer quando ocorrer a diminuição da libido?

A diminuição da libido não é geralmente um efeito colateral permanente no tratamento oncológico e pode ser gerenciado. Para muitas pessoas, a libido retorna ao normal após o término do tratamento. Entretanto, algumas pessoas podem necessitar de intervenção médica para aumentar sua libido. Mulheres que tiveram câncer de mama e estão em tratamento hormonal também podem ter uma diminuição da libido. No entanto, os efeitos colaterais variam de pessoa para pessoa e nem todos irão ter uma diminuição da libido durante ou após o tratamento.

Estratégias que ajudam a lidar com a diminuição da libido

•   A comunicação com o parceiro é fundamental. Se a ausência do interesse sexual persistir, o parceiro pode se sentir rejeitado e o fato de não saber como resolver o problema leva ao desinteresse sexual. A comunicação aberta entre os parceiros fortalece o relacionamento e ajuda na criação de maneiras criativas para manter a intimidade.

•   Além do parceiro, o médico é a pessoa com quem se deve discutir a diminuição da libido. O oncologista é quem pode prescrever medicamentos para combater os efeitos colaterais do tratamento e o motivo que o leva ao desinteresse sexual.

•   O terapeuta sexual é o profissional especialmente treinado para identificar e tratar os obstáculos que impedem de ter uma vida sexual saudável. Estes profissionais são treinados para ajudar pessoas que sofrem de diminuição da libido em função de tratamentos médicos.

•   Se a perda do interesse sexual está relacionada a problemas de autoestima, existem várias coisas que podem ajudar a impulsionar uma auto-imagem saudável. A perda de cabelo é um dos principais fatores da baixa da autoestima, mas isso pode ser sanado com o uso de perucas e apliques. As sobrancelhas esparsas podem facilmente ser resolvidas com o uso de cosméticos.


Fonte: Equipe Oncoguia

Recomendamos a leitura de :
PARA SALVAR VIDAS, MÃOS LIMPAS.pdfPARA SALVAR VIDAS, MÃOS LIMPAS.pdf
391K   Visualizar   Baixar  

Em Mais Informações [logo abaixo]outras indicações, que podem lhe ajudar- muito!





 http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=139&id=2466&menu=54


Rua José Jannarelli, 199 15º andar - cj 151
São Paulo - SP - CEP 05615-000 - Brasil Telefone:  (11) 3726-5037 
Fax: (11) 3722-3582 / e-mail: imf@myeloma.org.br
Atendimento:  0800 773-9973  |  (11) 3149-5190 

Os Núcleos Regionais existem desde 2007. Eles se desenvolveram junto à ABRALE, impulsionados por alguns de seus diretores – fundadores, pacientes e familiares residentes em diversas regiões do país. Atualmente a ABRALE conta com núcleos em Rio de Janeiro(RJ), Goiânia(GO), Campinas(SP), Fortaleza(CE), Curitiba(PR), Recife(PE), Porto Alegre(RS), Belo Horizonte(MG), Salvador(BA), Campo Grande(MS), Ribeirão Preto(SP), São José dos Campos(SP), Florianópolis(SC) e Sul de Minas(MG).
Os núcleos são compostos por um representante ABRALE e por voluntários que realizam suas atividades seguindo as orientações de um coordenador. Os voluntários atuam em eventos e campanhas na região.
É sabido que, por falta de acesso à informação, muitos pacientes portadores de doenças onco-hematológicas perdem a luta para a doença. Por isso, o objetivo dos núcleos é ser um pólo capaz de irradiar e divulgar as informações e os serviços da ABRALE.
Atualmente o trabalho exercido pelos núcleos está focado na divulgação de informações e serviços da ABRALE, contribuindo com a redução do intervalo entre o diagnóstico e o acesso à medicação prescrita para o tratamento.
Para entrar em contato ligue para  (11) 3149-5190 ,  0800-773-9973  ou escreva para abrale@abrale.org.br.

5 comentários:

  1. Muito Obrigada pelo brilhante e oportuno artigo/simples, objetivo e adequado.
    Rosa Clemente

    ResponderExcluir
  2. Este Blog tem ajudado muito minha Irmã, que está em quimioterapia , após um câncer de mama.
    Luiza Mattos-MG

    ResponderExcluir
  3. Rosa, Luiza e Angela: esta nossa missão, buscar informações que possam ajudar a todos que travam esta árdua batalha contra o câncer.
    Estamos abertos a sugestões de novos temas, que venham fortalecer o apoio que desejamos oferecer.
    Obrigado pela participação, leitura e comentários.
    Nosso abraço amigo, Raimundo Bruzzi

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse artigo, é muito importante saber e entender esse tema.
    Assunto extremanente delicado. A minha terapeuta me explicou no começo do tratamento do Bruzzi que, quando estamos doentes a nossa libido se volta para a sobrevivencia, por isso não sentimos desejo sexual,as orientaçoes que ela me passou ajudou muito, mas o mais importante é o amor que sentimos um pelo outro. O amor não cobra, não julga, o amor é caridoso, é amigo, é paciente.
    Francisca Bruzzi

    ResponderExcluir

Agradecemos sua presença e apoio.
direitodeviverpmm@gmail.com