Nossa Campanha continua , contamos com sua ajuda.

Para assinar, clique AQUI!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Quando o organismo para de produzir suficientes células sanguíneas novas.


A anemia aplástica




Definição

A anemia aplástica é uma condição que ocorre quando o organismo pára de produzir suficientes células sanguíneas novas. A anemia aplástica deixa você sentir cansado e com maior risco de infecções e hemorragia descontrolada.

Uma condição rara e grave, anemia aplástica podem se desenvolver em qualquer idade. A anemia aplástica pode ocorrer de repente, ou pode ocorrer lentamente e piorar durante um longo período de tempo. O tratamento para a anemia aplástica pode incluir medicamentos, transfusões de sangue ou um transplante de células-tronco.

Os sintomas

Anemia aplástica sintomas resultam de uma falta de um ou mais tipos de células sanguíneas. Os sinais e sintomas podem incluir:

1.   Fadiga
2.   Falta de ar com esforço
3.   Taxa de coração rápida ou irregular
4.   Pele pálida
5.   Infecções frequentes ou prolongados
6.   Inexplicável ou equimoses fáceis
7.   Hemorragias nasais e gengivas sangrando
8.   Sangramento prolongado de cortes
9.   Erupção cutânea
10. Tontura
11. Dor de cabeça


A anemia aplástica pode progredir lentamente durante semanas ou meses, ou pode surgir subitamente. A doença pode ser breve, ou pode se tornar crônica. A anemia aplástica pode ser muito grave e mesmo fatal.

Causas

A anemia aplástica desenvolve quando o dano ocorre a sua medula óssea, retardando ou desligar a produção de novas células sangüíneas. A medula óssea é um material esponjoso vermelho dentro de seus ossos que produz células-tronco, que dão origem a outras células. As células-tronco na medula óssea produzir células sanguíneas - glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Na anemia aplástica, a medula óssea é descrita em termos médicos como aplástica ou hipoplásica - o que significa que ele está vazio (aplástica) ou contém muito poucas células sanguíneas (hipoplásico).

Fatores que podem temporariamente ou permanentemente ferir medula óssea e afeta a produção de células do sangue incluem:

A.   Tratamentos de radiação e quimioterapia. Enquanto estas terapias contra o câncer matar células cancerosas, eles também podem danificar as células saudáveis, incluindo as células-tronco na medula óssea. A anemia aplástica pode ser um efeito colateral temporário desses tratamentos.
B.   A exposição a substâncias químicas tóxicas de exposição. A produtos químicos tóxicos, como alguns usados ​​em pesticidas e inseticidas, pode causar anemia aplástica. A exposição a benzeno - um ingrediente na gasolina - também tem sido associada a anemia aplástica. Este tipo de anemia, às vezes fica melhor por conta própria se você evitar a exposição repetida aos produtos químicos que causaram sua doença inicial.
C.   A utilização de certas drogas. Alguns medicamentos, tais como aqueles usados ​​para tratar a artrite reumatóide e alguns antibióticos, pode causar anemia aplástica.
D.   Doenças auto-imunes. Uma desordem auto-imune, em que o seu sistema imunológico começa a atacar as células saudáveis, pode envolver células-tronco na medula óssea.
E.   Uma infecção viral. As infecções virais que afectam a medula óssea pode desempenhar um papel no desenvolvimento da anemia aplástica em algumas pessoas. Os vírus que têm sido associadas ao desenvolvimento de anemia aplástica incluem hepatite, vírus de Epstein-Barr, citomegalovírus, parvovírus B19 e HIV.
F.    . Gravidez anemia aplástica que ocorre na gravidez pode estar relacionada a um problema auto-imune - o sistema imunitário pode atacar sua medula óssea durante a gravidez.
G.   Fatores desconhecidos. Em muitos casos, os médicos não são capazes de identificar a causa da anemia aplástica. Isto é chamado idiopática anemia aplástica.

Confusão com síndrome mielodisplásica

A anemia aplástica pode ser confundida com uma doença chamada síndrome mielodisplásica. Neste grupo de transtornos, a medula óssea produz glóbulos novos, mas eles estão deformados e subdesenvolvidos. A medula óssea em síndrome mielodisplásica é às vezes chamado de hiperplasia - o que significa que está repleto de células sanguíneas. Mas algumas pessoas com síndrome mielodisplásica têm medula vazio que é difícil de distinguir de anemia aplástica.

Conexões com outras doenças raras
Algumas pessoas com anemia aplástica também tem uma doença rara conhecida como hemoglobinúria paroxística noturna. Esse distúrbio faz com que células vermelhas do sangue a quebrar muito cedo. Hemoglobinúria paroxística noturna pode levar a anemia aplástica, anemia aplástica ou pode evoluir para hemoglobinúria paroxística noturna.

Anemia de Fanconi é uma doença hereditária rara que leva a anemia aplástica. Crianças nascidas com ela tendem a ser menores do que a média e têm defeitos congênitos, como membros subdesenvolvidos. A doença é diagnosticada com a ajuda de testes de sangue.

Os fatores de risco

A anemia aplástica é rara. Fatores que podem aumentar o risco incluem:

1.   O tratamento com altas doses de radiação ou quimioterapia para o cancer
2.   A exposição a produtos químicos tóxicos
3.   A utilização de alguns medicamentos, tais como cloranfenicol, que é usado para tratar infecções bacterianas, e compostos de ouro usado para tratar a artrite reumatóide
4.   Certas doenças do sangue, doenças auto-imunes e infecções graves
5.   Gravidez, raramente

Tratamentos e medicamentos


Tratamentos para a anemia aplástica podem incluir observação para casos leves, transfusões de sangue e medicamentos para casos mais graves, e, em casos graves, o transplante de medula óssea. Anemia aplástica grave, em que suas contagens de células sanguíneas são extremamente baixos, é risco de vida e requer hospitalização imediata para o tratamento.

As transfusões de sangue
O tratamento para a anemia aplástica geralmente envolve transfusões de sangue para controlar o sangramento e aliviar os sintomas de anemia. As transfusões de sangue não são uma cura para a anemia aplástica. Mas eles fazem aliviar os sinais e sintomas através de células do sangue que sua medula óssea não está produzindo. Uma transfusão podem incluir:

A.   Glóbulos vermelhos.
B.   Transfusões de glóbulos vermelhos elevar contagens de glóbulos vermelhos. Isso ajuda a aliviar a anemia e fadiga.
C.   Transfusões de plaquetas ajudam a prevenir o sangramento excessivo.

Enquanto não há em geral nenhum limite ao número de transfusões de sangue de células que você pode ter, por vezes, complicações podem surgir com múltiplas transfusões. Transfundidos glóbulos vermelhos contêm ferro, que podem se acumular em seu corpo e pode danificar os órgãos vitais se uma sobrecarga de ferro não for tratada. Os medicamentos podem ajudar seu corpo a se livrar do excesso de ferro. Outra complicação possível é que ao longo do tempo, seu corpo pode desenvolver anticorpos contra as células do sangue transfundido, tornando-os menos eficazes no alívio dos sintomas.

Transplante de células-tronco

Um transplante de células-tronco para reconstruir a medula óssea com células-tronco de um doador pode oferecer a única opção de tratamento bem sucedido para as pessoas com anemia aplástica severa. Um transplante de células-tronco, que também é chamado de transplante de medula óssea, é geralmente o tratamento de escolha para as pessoas que são mais jovens e têm um doador compatível - na maioria das vezes um irmão.

Se um dador for encontrado, a sua medula óssea doente é primeiro empobrecido com radiação ou quimioterapia. As células estaminais saudáveis ​​do dador são filtrados a partir do sangue. As células-tronco saudáveis ​​são injetados por via intravenosa na corrente sanguínea, onde elas migram para as cavidades da medula óssea e começar a gerar novas células sangüíneas. O procedimento requer uma internação prolongada. Após o transplante, você receberá medicamentos para ajudar a prevenir a rejeição das células-tronco doadas.

Um transplante de células-tronco traz riscos. Há uma chance de que seu corpo pode rejeitar o transplante, levando a complicações fatais. Além disso, nem todo mundo é um candidato a transplante ou pode encontrar um doador compatível.

Os imunossupressores
Para as pessoas que não podem sofrer um transplante de medula óssea ou para aqueles cuja anemia aplástica pode ser devido a uma doença auto-imune, o tratamento pode envolver drogas que alteram ou suprimir o sistema imunitário (imunossupressores).

Drogas como a ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune) e anti-timócitos globulina (Timoglobulina) são exemplos. Essas drogas suprimem a atividade das células do sistema imunológico que são prejudiciais a sua medula óssea. Isso ajuda a recuperar sua medula óssea e gerar novas células. Ciclosporina e globulina anti-timócitos são freqüentemente usados ​​em combinação.

Os corticosteróides, tais como metil-prednisolona (Medrol, Solu-Medrol), muitas vezes são dadas ao mesmo tempo uma vez que estas drogas.

Drogas imuno-supressoras pode ser muito eficaz no tratamento da anemia aplástica. A desvantagem é que essas drogas enfraquecer ainda mais o seu sistema imunitário. Também é possível que depois que você parar de tomar essas drogas, anemia aplástica pode retornar.

Medula óssea estimulantes

Certos medicamentos, incluindo fatores estimuladores de colônias, como sargramostim (Leukine), filgrastim (Neupogen) e pegfilgrastim (Neulasta), com epoetina alfa (Epogen, Procrit) - pode ajudar a estimular a medula óssea a produzir novas células sangüíneas. Os factores de crescimento são muitas vezes utilizados em combinação com drogas imuno-supressoras.

Os antibióticos, antivirais Tendo anemia aplástica enfraquece o sistema imunológico. Você tem menos células brancas do sangue em circulação para lutar contra os germes. Isto deixa-o suscetível a infecções.

Ao primeiro sinal de infecção, como febre, consulte o seu médico. Você não quer que a infecção piorar, porque ele poderia provar a vida em risco. Se você tem anemia aplástica grave, o seu médico poderá lhe dar antibióticos ou medicamentos antivirais para ajudar a prevenir infecções.

Outros tratamentos

Anemia aplástica causada por radiação e quimioterapia tratamentos para o câncer geralmente melhora quando você completar os tratamentos. O mesmo é verdade para a maioria das outras drogas que induzem a anemia aplástica.

As mulheres grávidas com anemia aplástica são tratados com transfusões de sangue. Para muitas mulheres, relacionada com a gravidez melhora a anemia aplástica, uma vez que a gravidez termina. Se isso não acontecer, o tratamento ainda é necessário.

Testes e diagnóstico

Para diagnosticar a anemia aplástica, o seu médico poderá recomendar:

                   I.        Os exames de sangue. Normalmente, células vermelhas do sangue, glóbulos brancos e plaquetas ficar dentro de um determinado intervalo.   O seu médico pode suspeitar de anemia aplástica, quando todos os três níveis de células de sangue são muito baixos.
                 II.        Biópsia da medula óssea. Para confirmar o diagnóstico, você vai precisar se submeter a uma biópsia da medula óssea. Neste procedimento, o médico utiliza uma agulha para retirar uma pequena amostra de medula óssea de um grande osso em seu corpo, como o seu osso ilíaco. A amostra de medula óssea é examinada sob um microscópio para descartar outras doenças relacionadas ao sangue. Em anemia aplástica, a medula óssea contém menos células do que o normal de sangue.

Uma vez que você recebeu um diagnóstico de anemia aplástica, você pode precisar de testes adicionais para determinar a causa subjacente.



Enfrentamento e suporte

Dicas para ajudar você e sua família a lidar melhor com sua doença incluem:

                   I.        Pesquise sua doença. Quanto mais você souber, melhor preparado você estará para tomar decisões de tratamento.
                 II.        Faça perguntas. Certifique-se de perguntar ao seu médico sobre qualquer coisa relacionada a sua doença ou tratamento que você não entende. Pode ajudá-lo a gravar ou escrever o que seu médico lhe diga.
                      III.        Seja vocal. Não tenha medo de expressar quaisquer preocupações que você tem ao seu médico ou qualquer outro profissional de saúde a tratá-lo.
                 IV.       Procurar apoio de sua família e amigos para suporte emocional. Peça-lhes para pensar em se tornar doadores de sangue ou doadores de medula óssea. Considere juntar um grupo de apoio anemia aplástica. Pode ser útil para conversar com outras pessoas que lidam com a doença. Pergunte ao seu médico se ele ou ela sabe de nenhum grupo de apoio local, ou entre em contato com a Instituições de Apoio sobre Anemia Aplástica, de sua região.
                
                    V.        Cuide de si mesmo. A nutrição adequada e sono são importantes para otimizar a produção de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua presença e apoio.
direitodeviverpmm@gmail.com