Nossa Campanha continua , contamos com sua ajuda.

Para assinar, clique AQUI!

domingo, 15 de julho de 2012

Para Pacientes e Familiares:


Sexualidade Feminina-Desejo sexual e relação sexual

 
Complicações e Efeitos Colaterais


A maioria das mulheres experimenta uma redução temporária da libido (desejo). Isto pode ser devido à fraqueza, cansaço, uma mudança na forma como eles se sentem sobre sua aparência, ou uma sensação geral de doença. Lembre-se, o sexo requer energia extra! É uma coisa individual, mas pode demorar vários meses ou mais para o interesse de voltar.

Radiação e enxerto-versus-hospedeiro (GVHD) pode causar secura vaginal, estreitamento vaginal, inflamação da parede vaginal e dor na relação. O tratamento depende da causa. Médicos da Endocrinologia e equipes de ginecologia pode aconselhá-lo sobre as estratégias de gestão.

Após o tratamento, os pacientes podem retomar as relações sexuais. Retomar relações levará tempo e paciência. Comunicação com o seu parceiro é a chave. Tocando e acariciando toma muito menos energia do que a relação sexual e pode ser tão íntima e satisfatória.

Fertilidade

A quimioterapia e a radioterapia podem afetar os ovários, causando infertilidade temporária ou permanente. Infertilidade é a incapacidade de ter filhos. Embora seja raro, algumas mulheres recuperam sua ovulação após a quimioterapia por dois ou mais anos do pós-TMO. Isto deve ser mantido em mente quando se envolver em relações sexuais desprotegidas. Para algumas mulheres, o congelamento (criopreservação) de ovos fertilizados (OVA), chamados zigotos, pode ser possível antes de receber alta dose terapêutica. Seu médico TMO pode discutir isso com mais detalhes, se desejar.

Ciclo Menstrual

As mulheres vão perceber que seu ciclo menstrual, ou período, torna-se irregular ou parada após a quimioterapia ou um transplante de medula e sangue. Se ele não parar, a terapia de reposição hormonal pode ser iniciada para parar o fluxo. Isso diminui o risco de perda excessiva de sangue enquanto o de plaquetas e contagem de hemoglobina são baixos. Provera ou Ovral são drogas comumente usadas para parar o fluxo menstrual. Uma vez que suas contagens de ter recuperado o suficiente para que as transfusões de sangue / plaquetas não são mais necessários, esses medicamentos podem ser descontinuado. Devido à sua maior susceptibilidade à infecção, se você tem um período, evitar o uso de tampões.

Sintomas da menopausa

Após a quimioterapia ou sangue e transplante de medula, os sintomas da menopausa podem ocorrer devido a uma falta de produção de hormona do ovário. Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelo organismo que controla diversas funções do corpo. Os sintomas da menopausa incluem ondas de calor, secura vaginal, inflamação da parede vaginal, dor durante a relação sexual, irritabilidade, e diminuição da libido (desejo).

A terapia hormonal de substituição, podem ser utilizada para reduzir estes sintomas e para evitar que os ossos se tornem  frágeis e quebradiços, levando a osteoporose. Algumas mulheres acham que o uso de lubrificantes, géis ou cremes vaginais outros, como KY (vaselina não é recomendada) podem ajudar a aliviar algum desconforto vaginal. É importante discutir essas questões com o seu ginecologista ou médico TMO.

É importante saber que muitos dos sintomas listados aqui pode ser tratados.
Se você tiver algum destes sintomas, converse com seu médico.
Não sofra sozinha.

Para todas as Mulheres P.MM: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua presença e apoio.
direitodeviverpmm@gmail.com