Nossa Campanha continua , contamos com sua ajuda.

Para assinar, clique AQUI!

A Saga* de um Paciente com Mieloma Múltiplo, submetido ao Transplante deMedula Óssea-TMO.

A Saga* de um Paciente com Mieloma Múltiplo, submetido ao Transplante deMedula Óssea-TMO.




[*Somente a expressão Saga,para descrever a importância e enormidade deste Evento. Saga é uma palavra de origem germânica que se refere a um relato decaráter épico-luta, acontecimento grandioso, ou fato de grande relevância:Conjunto de narrações, relatos de experiências, orientações de vida. Significatambém determinação de vencer barreiras, apesar das dificuldades.]

Apresentação:

IMBERTKRAHL, de Jataí-GO, recebeu o diagnóstico de Mieloma Múltiplo em dezembro de2011, com 47 anos, após exaustiva [e certamente sofrida] peregrinação por doisortopedistas, um neurocirurgião e um hematologista. Imbert teve muitas lesõesósseas, principalmente na coluna. Hospitalizado, em tratamento para oTransplante de Medula Óssea, num gestoimenso de fraternidade, desnuda-se, expondo em seus relatos- sob forma dediário, a Saga de vivenciar um Transplante de Medula Óssea, como canal de transporte da sua Palavra e de suas Vivências neste processo, para ajudar outros P. MM,para ajudar o Próximo.
Estamoscertos, nas narrativas de Imbert, nenhum melodrama, ou lamentos piegas, mas simLições de Vida de um Homem Ímpar, que sabe temperar a acidez da dor, cominformações objetivas e singular humor.
Recomendamos:Acompanhem diariamente a luta deste Guerreiro,pois além dos ensinamentos-guias para Pacientes e até Médicos, teremos nesteDiário de Imbert, a oportunidade de olhar sem miopias nossa própria condiçãohumana, com visão lúcida, e sem a menor sombra de dúvidas: cada um de nós vaiaprender o que é Ser Gente!


DIÁRIO DO MEU TRANSPLANTE DE MEDULAÓSSEA AUTÓLOGO

DIÁRIO TMO 1º DIA

Dia13 de julho de 2012, sexta-feira 13, às 7 horas, fui internado no HospitalAraújo Jorge, em Goiânia-GO, para iniciar os procedimentos para o Transplantede Medula Óssea. São quatro leitos para Transplantes. Quando cheguei ao meuapartamento verifiquei que tem uma cama para mim e uma para a minha acompanhante,um banheiro que só eu posso usar, uma televisão com DVD, uma pia fora dobanheiro, para a acompanhante usar, sendo que banho e demais necessidades elafaz fora do local do TMO. No banheiro notei a falta de ducha higiênica e meprontifiquei para patrocinar a colocação de uma, uma vez que o ponto de águaestá lá. A enfermeira chefe disse que não precisa que eles vão colocar. Naparte da manhã já fizeram a implantação do cateter na minha jugular, comanestesia local, sem sedação, tudo beleza, mas o Dr. César falou que ficou umpouco alto no pescoço e vai me incomodar um pouco. Amanhã e depois tomoquimioterapia e na terça será feita a infusão das células tronco. Para a boca(evitar mucosite etc.) estou usando água bicarbonatada, das 8 às 18 horas, acada duas horas. Clorexidine 8 e 20 h. Saliva artificial 9, 13, 17 e 21 h.Flúor 22 h. O que não gostei foi de ter que fazer xixi, o chamado “nº 2”,vômito, sempre em um saco plástico, durante todo o tempo de internação, mas queassim seja. Desde que coloquei o cateter estou ligado à bolsa de soro eremédios, e assim será até eu sair daqui, só sendo “desligado” por uma meiahora por dia para tomar banho. Cada pouco chega uma enfermeira para verificarpressão, temperatura, remédio. Também já esteve aqui o meu médico, a odontólogae a nutricionista. Até o presente momento estou muito bem. Um colega de TMO,com linfoma, que já está aqui há 22 dias, não está com a mesma sorte, poispegou uma pneumonia e hoje foi para a UTI. Já iniciei a leitura de um livro eacompanhei as fofocas pelo FaceBook.

DIÁRIO TMO 2º DIA

Odia (14/07/2012) começou às 6 horas da manhã com uma enfermeira e remédios.Apesar de estar ligado ao soro (lembrei-me de um cachorro amarrado numacorrente), dormi até bem. A Dra. Pollyana, da equipe do Dr. Cesar Bariani, meexaminou e tudo certo. O Hospital está sem toalhas, porque tem poucas e estãosendo lavadas, daí não tomei banho ainda (14:00 h). Autorizaram-me a comprarumas novas e trazer, passando-as antes com ferro quente. Como não deram contada ducha higiênica no banheiro (disse-lhes que faria greve até chegar à ducha)e também não tem espelho, pedi que me colocassem noutro apartamento, o quedeverá ocorrer à tarde. O local do cateter está coçando um pouco. Estou sem dorou qualquer outro problema de ordem física ou psicológica. A minha cuidadora,Elizangela, também está firme, pensando que está num SPA ... rsrs. Já lavoutanto as mãos e passou tanto álcool gel, que quase gastou. A comida do Hospitalé boa e estou comendo tudo e de tudo, mesmo o que não gosto, para fazer uma“reserva”. Tomo água o tempo todo, para hidratação e prevenir problemas na boca(mucosite oral), que está mais seca do que antes. A odontóloga esteve aqui edisse que amanhã começa a fazer laser na minha boca, para matar bactérias,prevenir feridas. Hoje vieram me visitar a minha irmã, meu irmão e esposa, e aamiga Cândida. Somente meus irmãos puderam entrar e um de cada vez. Ainda bem,pois os dois chorando ao mesmo tempo seria mais complicado. As visitas ocorremna terça, na quinta e no sábado, das 16 às 17 horas. Depois do 4º dia deinternação, as visitas são proibidas. Pode haver troca de cuidador. Hoje àtarde tomei a primeira de duas doses do Melfalan e não tive nenhuma reação, anão ser a pressão que subiu um pouco, talvez pela visita dos irmãos. Estouurinando mais do que se tivesse tomando cerveja, dentro dos já referidos sacosplásticos. E como passei para outro apartamento, com ducha higiênica e espelho,parei com a greve referida ontem, e enfrentei outro saco plástico, o que achoconstrangedor, mas fazer o quê?!

DIÁRIO TMO 3º DIA – 15/07/2012

Ontemà tarde tomei a primeira dose da quimioterapia para o TMO (Melfalan) e não tivereação nenhuma, até chegar às 4 horas da madrugada de hoje, quando acordei commuitas náuseas. A enfermeira me aplicou Zofran e melhorei, até as náuseasvoltarem às 7 horas. Mesmo com náuseas me alimentei bem, sem, no entanto, comertudo e de tudo. A médica aumentou a dose do Zofran e do Dramin, então esperoque hoje, após a segunda dose do Melfalan (que estou tomando neste momento –15:40 h) as náuseas não piorem. No mais, meu estado físico e psicológico éótimo – pressão quase normal, pulso batendo ... rsrs, sem febre. A odontólogafez a aplicação de laser na minha boca, para evitar feridas (espero que evite,pois um colega de TMO não está nem conseguindo comer, de tantas feridas).Durante o dia, não tenho tempo nem para tirar um cochilo, pois a todo instanteentra no quarto médico, enfermeira, odontóloga, pessoal da limpeza. O que maisme incomoda é ter que fazer todas as necessidades fisiológicas em saquinhos deplástico (as enfermeiras olham, anotam e jogam fora). Caso eu mude deprofissão, enfermeiro é que não quero ser. Eu pretendia caminhar na esteiraergométrica que tem no corredor do TMO, mas pelo tanto de vezes que estou indoao banheiro fazer xixi, arrastando a Bomba de Infusão, acho que vou sair daquicom um corpo atlético ... rsrs. Tomo água o tempo todo, pois a boca seca muito,pouco resolvendo o uso de saliva artificial que a odontóloga me passou. A minhacuidadora Elizangela continua 100%, cuidando dos bochechos, da escovação dedentes, fazendo-me lavar as mãos sempre que toco em alguma coisa. Ela sóabandona o posto, e não tem conversa, quando anunciam que a comida dela está norefeitório, nunca vi alguém gostar de comer assim ... rsrs.


DIÁRIO TMO 4º DIA – 16/07/2012

Ontemà tarde tomei a última dose da químio (Melfalan). Quando deram 20 horas,começaram me dar terríveis náuseas. Quando fui dormir, não conseguia, devido àsnáuseas. Às duas da manhã, não teve jeito, acabei vomitando no tal saquinho deplástico. Daí deu uma aliviada nas náuseas, mas logo voltaram. E assimpassamos, eu e a Elizangela, à noite sem dormir. Ela sentindo-se impotente parame ajudar, como se tivesse como, além do que já faz. Eu estava sendo medicadocom Zofran, Dramin, Nausedon, mas nada resolveu. Nem que quisesse dormir nãodava, pois a todo momento entrava uma enfermeira para verificar pressão, pulso,febre, pesagem, coleta de sangue para exames, remédio e mais remédio. Dessejeito fui até às 8 da manhã, quando novamente tive que recorrer ao saquinhoplástico. Já não tinha comido quase nada no jantar e o café da manhã de hoje meenjoou só de ver. Antes do almoço foi prescrito, por uma médica da equipe,outro medicamento para náuseas (plamet injetável), que resolveu o problema, atéagora (15:00 h), mas mesmo assim não consegui almoçar quase nada (da sopa) e olanche da tarde também desceu pela metade, na marra. Mesmo sabendo que tudoisso faz parte, rebenta a gente. Todos os pecados que se possa ter ficamquitados com um tratamento desses. Hoje já passou por aqui médica, enfermeirasa todo tempo, odontóloga para fazer a aplicação de laser na boca,nutricionista, copeira, pessoal da limpeza. Não tem jeito de dormir. Amanhã é odia do transplante, que também pode dar reações devido ao produto em que ascélulas tronco estão conservadas. Para isso, já começo tomar remédios paraalergia e não sei mais o quê a partir das 8 da manhã.
DIÁRIO TMO 5º DIA – 17/07/2012

Hoje,dia do meu TMO, é o dia “zero” na terminologia médica. Amanhã começa contar 1,2 ... até a medula pegar (as células tronco) e começar a formar a nova medula.Ontem, véspera do TMO, consegui dormir bem, já bem melhor dos enjoos.Completamente tranquilo, hoje pela manhã tomei os medicamentos necessários, e,em torno das 9 horas da manhã, as milhas células tronco, que estavamcongeladas, foram sendo descongeladas e infundidas na corrente sanguínea,através do cateter que já havia sido colocado na minha jugular (veia dopescoço). Muitas pessoas têm reações devido ao produto em que as células foramcongeladas e conservadas. Eu não tive nenhuma reação, a não ser quando começoua infusão e logo comecei a sentir um calorão subindo meu corpo e parando norosto, e um mal estar no estômago subindo para a garganta (daí perdi a graça epensei: ai, ai, ai, todo o mal estar novamente), mas logo passou. O TMOconsiste nisso aí: as células tronco que foram coletadas anteriormente,congeladas e conservadas em produto próprio, são descongeladas (três bolsinhasde sangue) no ato e infundidas (em uns trinta minutos) no paciente pelocateter, como se fosse uma transfusão de sangue ou tomar soro, com a ajuda deum aparelho chamado de Bomba de Infusão, ao qual estou ligado desde o primeirodia, através de mangueirinhas, que só são retiradas para tomar banho (já estoutão acostumado com essa parafernália que às vezes esqueço e saio arrastando atal Bomba com o pescoço, principalmente quando volto do banheiro). Quando vou,esqueço-me de tirar da tomada. Todo o procedimento foi realizado no próprioapartamento do TMO em que estou hospedado, com monitoramento cardíaco, pelaBiomédica da Clínica Honcord, onde fiz a coleta, e pela enfermeira-chefe dosetor de TMO. O médico somente passou antes para fazer as prescrições dosmedicamentos (para náuseas, estômago, antialérgico). Penso que a parte maissofrida (de quimioterapia, principalmente da químio do TMO) já passei. Agorapode vir a parte mais perigosa, em razão de que a quimioterapia para matar aminha medula não mata apenas as células cancerosas, mas também as boas(glóbulos brancos, vermelhos, tudo da medula), fazendo com que a minhaimunidade caia a cada dia, até a chamada pega da medula, que é quando ascélulas tronco começam a formar a nova medula e, gradativamente, promover adefesa do corpo, restabelecer a minha imunidade. Mas, quanto a isto, tenho,juntamente com a minha cuidadora Elizangela (Dom Quixote e Sancho Pança ...rsrs), que de nada se descuida, tomado todas as providências e cuidados paraevitar qualquer intercorrência. Agora, continuo tomando o soro, que é 24 horaspor dia, desde que cheguei e vai ser até a minha alta, pois senão o cateterfecha, bem como tomando outros medicamentos, para enjoo, alergia, fungos, vírusdo herpes, ranitidina para o estômago etc. A pega da medula, em regra, ocorre de7 a 14 dias, podendo ir mais. Agora, provavelmente, é receber sangue,plaquetas, combater possíveis infecções.


DIÁRIO TMO 6º DIA –18/07/2012

Oprimeiro dia após o Transplante correu tudo bem. Tive um pouco de queimação noesôfago e alergia no pescoço (vermelhão), que estão sendo tratados. No mais,continuo com o tratamento a laser e bochechos para evitar mucosite oral etomando muita água para eliminar o quanto antes os resíduos da quimioterapia edo produto em que as células tronco foram conservadas, bem como as célulascancerosas e também as boas que estão morrendo em razão da quimioterapia, paradar lugar à nova medula. Continuo com um pouco de enjôo, alimentando-me comparcimônia. Começaram, também, os exames de sangue, pra ver questão deimunidade, plaquetas, oxigenação etc.

DIÁRIO TMO 7º DIA –19/07/2012

Ontemnão enviei o relatório porque não havia muita novidade, como hoje também não há.A principal novidade de hoje é que a mucosite oral começou a me pegar. A mucosada boca já está toda esbranquiçada e só não está doendo devido aos cuidados queestou tendo, tipo fazer bochechos com os produtos que já fiz referência, quaseque de hora em hora, laser todo dia, alimentos moles. A comida, também, tádifícil para descer. A nutricionista vem todo dia ver o que eu quero, masquando faz e a comida chega, só de ver já fico meio enjoado e arrepio até ocabelo. Daí como alguma coisa que me pareça mais agradável. Fome não estoupassando, mesmo forçando um pouco. Outrossim, são duas refeições e trêslanches. Não sei se é meu estômago que ainda está com os efeitos daquimioterapia ou se a cozinheira que é muito ruim, mas que tá duro de engolirtá. Já estou quase pensando que á segunda alternativa é que está certa. O leitodo TMO, também, devido ao sistema de filtros, faz um frio de arrepiar. Hojetive que passar debaixo de cobertas e blusas grossas. Ontem terminei de ler umlivro (Com a Vida de Novo) e hoje comecei a ler outro (O Último Trem ParaLisboa), que também está me parecendo muito bom, principalmente para quem querdar uma guinada na vida, nos pensamentos, em tudo, após um câncer.



DIÁRIO TMO 8º DIA – 20/07/2012

Arotina de médicos, enfermeiros, exames continua; controle de pressão, pulsação,febre é várias vezes, seja dia seja noite. Continuo ligado 24 horas por dia nosoro e remédios. Hoje passei a tomar, também, o Granolukine e não sei mais osquês para estimular a produção de células tronco. Como me deu uma pequena tosseseca, fiz um RX do pulmão, que está limpo. Fiz aerosol e amanhã faço mais. Comominha pressão está oscilando muito, em torno de 16/10, passaram a me medicartambém. A boca vai de mal a pior. Consigo comer pouca coisa, nem tanto pelasferidas na boca, mais pelos efeitos ainda da quimioterapia. Uma picanha malpassada é tudo o que eu queria agora. Uma semana dentro deste Hospital, comesse sistema de filtros ligado 24 horas por dia, frio, não é fácil. Acho quejá vou começar pegar os pecados alheios para pagar, a exemplo de certosprofissionais liberais vendendo recibo para IR.


DIÁRIO TMO 9º DIA – 21/07/2012

Mesma rotina. As feridas na bocaaumentaram. As náuseas são o meu maior problema, pois me impedem de comer, ficoenjoado só de sentir o cheiro ou ver a comida. Não tive nenhuma intercorrência.Nada de febre.

DIÁRIO TMO 10º DIA – 22/07/2012

Parece que a mucosite oralestabilizou. Náuseas e mais náuseas. Tive um pouco de diarreia, nada grave, queestá sendo tratada com imosec. O confinamento dentro de um quarto, por tantosdias, não é fácil.


DIÁRIO TMO 11º DIA – 23/07/2012


Hoje amanheci melhor, com menosnáuseas. Já estou me sentindo um pouco mais fraco, provavelmente devido àanemia, uma vez que já faz seis dias que a minha medula óssea foi assassinada.Provavelmente, com o resultado do hemograma de hoje, vou receber sangue etalvez plaquetas.


DIÁRIO TMO 12º DIA – 24/07/2012

Ontem à tarde começou uma febre e o médico entrou com dois tipos de antibióticos. Provavelmente hoje entra com mais um, pois a febre está persistindo. A diarreia continua, mas não muito grave. Colheram sangue para fazer exame de cultura. A mucosite da boca melhorou bem, mas, em compensação tive uma mucosite na garganta que começou doer a ponto de não poder tomar nem água. Estou tomando morfina e mesmo assim quase não consigo engolir nada. Para comer pedi à nutricionista que mandasse fazer um escaldado com farinha e ovo. Veio o escaldado de farinha de milho, ao invés de mandioca, mas mesmo assim consegui comer um pouco. Hoje pedi para ela fazer com farinha de mandioca e ver se tem alguma cozinheira que o marido seja cachaceiro, pois esta é que vai saber fazer direito.


 
DIÁRIO TMO 13º DIA – 25/07/2012

A febre cedeu e meu exame hemocultura deu negativo (sem infecções). A mucosite da Garganta melhorou bem e não preciso mais tomar remédio para a dor. A diarreia também melhorou. Desisti das cozinheiras e da nutricionista. Mandem o que quiserem, que só como um pouco do que achar melhor e fico mais na gelatina e nos sucos de caixinha, pois não tenho fome, meu peso está se mantendo, e estou com soro direto, que me alimenta também. Hoje tomei plaquetas. Meus leucócitos, segundo o médico, estão “sem nada”. Ele acha que a pega da medula vai ocorrer lá pelo sábado, mas que estou ótimo. O cabelo começou “derreter”. Ainda bem que a minha irmã me mandou uma toca, senão ia acabar congelando a careca nessa geladeira aqui do hospital.

 
DIÁRIO TMO 14º DIA – 26/07/2012

Só rotina, que se inicia às 05h30min h da manhã, com verificação de pressão, pulsação, febre e pesagem. No mais, apenas foi introduzido mais um medicamento para diarreia, uma vez que a mesma persiste. O hemograma deu leucócitos em 200, o que indica que a medula ainda não pegou e que a minha imunidade é zero.



DIÁRIO TMO 15º DIA – 27/07/2012

Hoje, 10 dias após o Transplante, chegou à boa notícia: A Medula Pegou. Meus leucócitos, que ontem estavam em 200, hoje estão em 1.500. Segunda-feira, se não houver nenhum problema, terei alta. Daí permanecerei em Goiânia por mais uns 20 dias, para fazer o acompanhamento, e depois de volta a Jataí.






Imbert Krahl



4 comentários:

  1. A minha mãe fez TMO há 70 dias em São Paulo onde moramos e ela já está em casa, ótima de saúde... Se alimentando bem e é lógico rezando para que tudo dê certo daqui pra frente!!!!!
    Muita sorte e que Deus na sua infinita misericórdia e bondade possa o abençoar sempre!

    ResponderExcluir
  2. Olá, quero saber mais informações, porque parou as postagens?
    Meu irmão tem a mesma doença esta página me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  3. Meu marido está no segundo mês de quimioterapia, se preparando para o TMO. Espero em Deus que tudo dê certo para ele tantos outros que estão nessa saga!

    ResponderExcluir
  4. Meu pai teve diagnóstico de mieloma múltiplo, após simples cálculo renal. Faleceu em 15 dias após diagnóstico, devido complicações renais e por último embolia pulmonar. Não teve tempo de iniciar tratamento, talvez devido ao despreparo médico e/ou diversidade de sintomas que podem indicar essa doença.

    ResponderExcluir

Agradecemos sua presença e apoio.
direitodeviverpmm@gmail.com